Jeferson Sena

Minha intenção é que este espaço sirva para postagem e discussão de idéias sobre os mais variados temas. Todos podem se manifestar sobre o que for publicado, só peço que sejam mantidas a ética e a boa educação.

terça-feira, outubro 17, 2006

Administrar: Eu mesmo cuido disso!

Jeferson Sena*

No início, toda empresa é administrada por seu dono e criador. Aquela pessoa que, cansada de ser empregado, envereda-se pelo caminho empresarial, empreende por conta própria. Quando começa seu negócio só pode contar consigo mesmo ou, no máximo, com mais alguém da família (esposa, filhos, irmãos, etc.). Geralmente, também está diretamente envolvido com a operação, pois é o cérebro, o “cara” que sabe como fazer o negócio funcionar.

Estrutura? Departamentos? Setores? Nada disso está muito claro. Mesmo quando a pessoa já tem alguma experiência empresarial, faz apenas o mínimo: setor operacional, comercial (ou vendas) e....??? ah! o administrativo.

Esse administrativo é uma das responsabilidades do dono, não pela importância que tenha na organização, justamente pelo contrário: “...administrar é muito simples! Eu mesmo cuido disso!”, basta ter uma recepcionista, uma pessoa para emitir as notas fiscais e receber o que for vendido, contratar um escritório de contabilidade para fazer o resto e pronto! Compras o próprio dono faz; negocia com os (poucos) empregados e vamos ganhar dinheiro, que é o importante. Afinal, o foco tem de ser no resultado (financeiro) da empresa!

E assim, mais uma empresa tomou o caminho errado e vai precisar de muita sorte para não virar estatística[1]. Agora, imagine você, como um negócio pode sobreviver e virar um caso de sucesso apenas com base na sorte?

Bradesco, Itaú, Votorantin, Gol, Tam, Casas Bahia, TV Globo, Sony, Fiat, Coca-cola, McDonalds e mais uma lista interminável de marcas de sucesso que povoam nossas vidas e que na verdade são [i]empresas que obtém milhões de dólares de resultados não montam suas estratégias baseadas na sorte! Na verdade todas se baseiam numa ciência, bastante desprezada entre nossos empresários, que é a administração. Eles fazem gestão de negócios. Para desafiá-los a pensar melhor sobre isso, vamos usar uma definição de Clemente da Nóbrega sobre o que é gestão:

“Gestão é sempre sobre inovar. Inovação é produzir dinheiro novo por meio de alguma coisa, ou arranjo, que antes não era usada. Se não cria valor, não é inovação, é apenas novidade, e novidade é irrelevante em negócios.” (NOBREGA, 2004, p.6)

Gerar resultados para si e para a sociedade, este deve ser o objetivo de toda empresa. Como podemos fazer isso sem o mínimo de organização e preparo? Com sorte? Sem dúvida nenhuma o caminho não é esse.

Transformar sua vontade de vencer em um negócio rentável e que pode ser denominado de empresa depende muito do quanto o empresário está disposto a aprender com quem tem mais conhecimento e a ensinar a quem tem menos. Para que isso aconteça é necessário o mínimo de organização e principalmente, saber aonde quer chegar e preparar-se para trilhar o caminho para alcançar seu objetivo.

Definir o ponto de chegada, escolher o caminho e preparar a viagem é chamado, pela ciência de administração, de planejamento estratégico. Conduzir a empresa pelo caminho traçado, buscando que ela chegue ao seu destino, é o que chamamos de gestão estratégica.

É bem possível que você já tenha ouvido falar disso. Pode até já ter participado de uma jornada de planejamento estratégico. Pode até ter trabalhado em uma organização que distribuiu o seu planejamento estratégico impresso para os seus principais colaboradores.

Mas se você está à frente de um pequeno (ou mesmo de um médio) negócio, provavelmente não se utiliza dessa ferramenta de gestão. Mais provavelmente ainda, acha que isso não se aplica a você exatamente porque é pequeno, ou porque deve ser muito caro, ou porque deve ser coisa muito acadêmica.

Mas afirmamos, com certeza absoluta, você está condenando o seu negócio à morte. Pode não ser imediatamente, sua empresa pode durar ainda uns cinco ou dez anos, mas ela será superada por empresas mais competitivas, mas inovadoras, que alcançam resultados melhores que os seus.

Se não pensa estrategicamente, se não quer perder tempo escolhendo os melhores caminhos para sua empresa, se não quer desenhar o mapa que o conduzirá para os seus objetivos e para o sucesso, conforme-se! Sua empresa vai fechar!

Mas se você é daqueles empresários que não se conformam em ser o segundo, não admite que sua empresa não seja uma referência para os seus concorrentes, nem pode imaginar que seus sonhos não sejam realizados e não pretende que seu negócio vá a falência, se você está numa situação que te incomoda, que o deixa desconfortável, mexa-se! Iguale-se àqueles que obtêm resultados! Vamos iniciar imediatamente seu planejamento estratégico!

Novamente vamos citar NOBREGA (2004,p.59): “Para seu modelo de negócio ser vitorioso ele deve lidar bem com a competição. Estratégia é fazer melhor que seus competidores sendo diferente deles. Se não tem competidores, não precisa de estratégia.”

Esperamos que aceite nosso convite a estratégia!

Bons resultados!




Dúvidas? Perguntas? Sugestões? Críticas? Por favor, escreva para:
jefersonsena5@gmail.com

* Jeferson Sena é administrador, professor universitário e estudioso das áreas de planejamento estratégico, organização empresarial, terceirização de serviços, formação de preços e controle de custos de serviços. Atua desde 1988 na indústria de tecnologia da informação, nas áreas de gestão empresarial e marketing.


[1] As estatísticas mostram que a grande maioria das empresas encerram suas atividades antes de dois anos de operação.


NOBREGA, Clemente. A ciência da gestão – marketing, inovação, estratégia : um físico explica a gestão – a maior inovação do século XX – como uma ciência. 2.ed. Rio de Janeiro : Senac Rio, 2004.

3 Comments:

  • At 17 outubro, 2006 19:13, Anonymous Anônimo said…

    Adorei a definição:
    Estratégia é fazer melhor que seus competidores sendo diferente deles. Se não tem competidores, não precisa de estratégia.

    Como todos temos competidores...

    P.S - a receita de trocar a template ajudou?

    Helenir

     
  • At 18 outubro, 2006 12:35, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns, meu caro Jeferson.
    O blog com comentários é outra praia.
    Eu que sou apenas um 'marketer' gosto de discutir com os administradores para 'colocar pilha' nas suas iniciativas e estratégias. Como a administração de marketing é domínio correlato da Administração, voltarei sempre pra dar meus pitacos...
    Abração do
    BetoQ.

     
  • At 22 dezembro, 2009 00:47, Anonymous Anônimo said…

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    semelokertes marchimundui

     

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